Fan engagement: Europa x Brasil

Anfield

O Liverpool F. C anunciou esta semana que liberará o sinal wi-fi para seus torcedores durante as partidas do clube em seu estádio.

Além de permitir aos seus torcedores o compartilhamento de suas experiências nas redes sociais, o clube conhecerá melhor quem frequenta seu estádio, podendo assim ativar outras ações futuras com seus fans.

uipi-Problemas-no-Mineirão-irritam-torcedores-no-clássico-Cruzeiro-x-Atlético

No outro lado da moeda temos o caso de um magistrado em Belo Horizonte que rejeitou uma ação de danos morais de um advogado contra as empresas Minas Arena e Cruzeiro Esporte Clube.

Segue um trecho da matéria publicada no jornal O Tempo de Belo Horizonte que explica melhor a situação.

O torcedor que se sentiu lesado no jogo de reabertura do Mineirão, no dia 3 de fevereiro, entre Cruzeiro e Atlético, não tem direito de reclamar. Essa é a conclusão do juiz Sérgio Castro da Cunha Peixoto, do Juizado Especial Cível do TJMG, que considerou improcedente o pedido de indenização por danos morais na primeira sentença de um processo contra a Minas Arena e o Cruzeiro Esporte Clube, que foi proferida anteontem. Ele ainda negou a restituição do valor pago pelo ingresso.

O Juíz afirmou também que “já era de se esperar que, após tanto tempo fechado para reforma, o estádio pudesse não apresentar condições ideais no dia da sua inauguração, principalmente por ser igualmente notório que esta ocorreu às pressas por questões meramente políticas”. E conclui dizendo que “enfim, o desconforto suportado pelos torcedores já era previsível, motivo pelo qual aqueles que se submeteram a ir ao estádio no dia da sua inauguração já deveriam estar preparados para tanto”

Dois tipos de pensamento que nos levam a conclusão de como o Brasil ainda está engatinhando em relação a gestão esportiva. Por um lado o torcedor sendo tratado como parte essencial do espetáculo, por outro, o tratamento do torcedor como um incômodo, como se este fosse uma peça dentro do evento que não deveria estar ali.

Em pleno século XXI os europeus já perceberam que as pessoas necessitam da tecnologia, no caso a conectividade. Já no Brasil, segundo o Juíz acima citado, água mineral é um conforto a mais.

Detalhe importante: o valor do ingresso de ambos é o mesmo.

Um Comentário

  1. acvimieiro

    É foda porque os valores liberais, a lógica de mercado e a transformação do futebol em entretenimento são coisas que só existem no preço dos ingressos…agora, precisamos incorporar a ideia de que o torcedor não é boi e sim consumidor, que merece respeito. Se não por questões morais, o respeito vai ter que vir por questões de mercado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: