Divulgada recentemente pela empresa de consultoria em assuntos esportivos, Pluri, ranking das maiores médias de público no mundo destaca o sucesso da política de venda de ingressos na Europa, especialmente na Alemanha e Inglaterra.
Dos 100 primeiros, 77 são clubes da Europa. Fora do continente europeu, o primeiro da lista ficou com um clube americano. Com a incrível marca de 43.104 torcedores por jogo o Seattle Sounders atingiu 100% de ocupação na temporada 2012/2013.
O primeiro brasileiro na lista foi o Corinthians, na 91ª colocação com uma média de 25.222 torcedores por jogo e 66% de ocupação média. Outra marca importante foi a presença do Santa Cruz que atualmente participa da 3ª Divisão do Campeonato Brasileiro, na 95ª colocação com uma média 24.347 torcedores por jogo e ocupação média de 41%. O último clube brasileiro da lista foi o São Paulo com uma média de 24.948 e 36% de ocupação média.
Do preço do ingresso até a qualidade dos atletas, vários são os fatores que explicam ou tentam explicar os péssimos números no país do futebol.
Nesse artigo tentarei expor como a política de preço sobre os ingressos pode contribuir para a presença ou não do público em jogos.
Primeiro devemos abordar qual a diferença entre comprar um ingresso no Brasil e comprar um ingresso em outros países. Qual o real valor de um ticket ao redor do mundo?
Pesquisa da Pluri, com dados referentes a 2012, revela que o Brasil possui o ingresso mais caro do mundo.
Vale ressaltar que os dados são referentes ao ano de 2012. Em 2013 com término da construção dos novos estádios para a Copa do Mundo, a tendência é o aumento no valor médio do ingresso.
Segundo, em um gráfico comparativo, resumimos a tabela de preço e a renda per capita anual em Euros do país (abaixo do nome) dos 7 clubes que alcançaram 100% de ocupação média na temporada 12/13, dos 3 únicos clubes brasileiros entre os 100 primeiros da lista e do Atlético-MG, o melhor brasileiro no quesito ocupação média.
Para aproximar estes dados ao que o torcedor vive no dia a dia, o artigo procurou também relacionar o valor do ingresso médio dos clubes acima a renda per capita. Quantos ingressos o torcedor consegue comprar com a sua renda?
Muitos são os fatores que causam o êxodo do torcedor aos estádios. Analisar friamente as políticas de preço de ingresso entre países diferentes pode negligenciar vários outros fatores importantes que determinam o comportamento do torcedor. Mas, cada vez mais, tenho a opinião que o PREÇO é o ou um dos fatores mais determinantes para o comparecimento do torcedor nos estádios do Brasil.
Para tentar justificar essa opinião trago como referência a visão que as grandes ligas, tanto europeias quanto americanas, têm atualmente sobre o torcedor/cliente que participa de tudo isso. Nos Estados Unidos, a NFL, já percebeu que estádio vazio não é só prejudicial financeiramente (no sentido puro da questão), mas também no sentido da imagem que a instituição (clube) transmite para outros torcedores/clientes. É muito mais válido, segundo eles, um estádio cheio e uma renda “média” do que um estádio vazio e a mesma renda “média”. Em outras palavras, vale mais a pena sacrificar a renda de cada jogo do que sacrificar a “atmosfera” de um estádio cheio.
Para finalizar, levanto uma questão:
– Qual o real valor de um estádio cheio?
Fontes:
http://www.manutd.com/~/media/Files/PDF/300546_Season_Ticket13-14
http://www.fcbayern.telekom.de/media/native/ticketing/preisliste13_14.pdf
http://www.bvb.de/?%98Y%1B%E4%F4%9D
http://www.arsenal.com/tickets/non-member-ticket-prices
http://www.hsv.de/fileadmin/redaktion/Tickets/Saison_2013_2014/HSV_Einzelticketpreise_2013-14.pdf
http://www.soundersfc.com/tickets/single-game-tickets.aspx
http://www.tottenhamhotspur.com/tickets/ticket-prices/
http://www.wareporter.com.br/ingressos-santa-cruz-x-salgueiro-5/
http://www.atletico.com.br/noticias/?p=17932
Muito interessante isso…os dados do Atlético-MG são mto sugestivos p/fazermos outra questão: o quanto vale o jogo de um time é diretamente proporcional ao desempenho? Digo pq o Atlético tem o ingresso médio mais caro dos times brasileiros aqui considerados e mesmo assim teve a melhor ocupação média. Ou seja, o preço é determinante….MAS, outros fatores tb têm que ser levados em conta.
Por exemplo, eu acho que em BH e com o Atlético existe um quesito cultural, que é a transformação do jogo em evento social (o q acontece em outros lugares tb). A forma como imaginamos o que um jogo de futebol representa é determinante p/o quanto vamos pagar…e daí vem de novo a discussão em torno de comodificação e “rebranding”….e a ideia de futebol como entretenimento….
Ah, e tem outra coisa: a renda per capita das cidades desses times é bastante diferente (vc considerou a renda per capita média brasileira)…
Considerei a renda média brasileira porque o público de 1 estádio nunca é 100% local. Imagina quantas pessoas de Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas e outras cidades metropolitanas e até mesmo do interior vão aos jogos. Fica dificil determinar isso.