Ingresso caro, estádio vazio: O segredo do fracasso

Divulgada recentemente pela empresa de consultoria em assuntos esportivos, Pluri, ranking das maiores médias de público no mundo destaca o sucesso da política de venda de ingressos na Europa, especialmente na Alemanha e Inglaterra.

Dos 100 primeiros, 77 são clubes da Europa. Fora do continente europeu, o primeiro da lista ficou com um clube americano. Com a incrível marca de 43.104 torcedores por jogo o Seattle Sounders atingiu 100% de ocupação na temporada 2012/2013.

O primeiro brasileiro na lista foi o Corinthians, na 91ª colocação com uma média de 25.222 torcedores por jogo e 66% de ocupação média. Outra marca importante foi a presença do Santa Cruz que atualmente participa da 3ª Divisão do Campeonato Brasileiro, na 95ª colocação com uma média 24.347 torcedores por jogo e ocupação média de 41%. O último clube brasileiro da lista foi o São Paulo com uma média de 24.948 e 36% de ocupação média.

pluri-especial---ranking-mundo-publico-clubes-2013-4

Do preço do ingresso até a qualidade dos atletas, vários são os fatores que explicam ou tentam explicar os péssimos números no país do futebol.

Nesse artigo tentarei expor como a política de preço sobre os ingressos pode contribuir para a presença ou não do público em jogos.

Primeiro devemos abordar qual a diferença entre comprar um ingresso no Brasil e comprar um ingresso em outros países. Qual o real valor de um ticket ao redor do mundo?

Pesquisa da Pluri, com dados referentes a 2012, revela que o Brasil possui o ingresso mais caro do mundo.

INGRESSO mais caro do mundo pluri

Vale ressaltar que os dados são referentes ao ano de 2012. Em 2013 com término da construção dos novos estádios para a Copa do Mundo, a tendência é o aumento no valor médio do ingresso.

Segundo, em um gráfico comparativo, resumimos a tabela de preço e a renda per capita anual em Euros do país (abaixo do nome) dos 7 clubes que alcançaram 100% de ocupação média na temporada 12/13, dos 3 únicos clubes brasileiros entre os 100 primeiros da lista e do Atlético-MG, o melhor brasileiro no quesito ocupação média.

Grafico preços ingressos imagem

Para aproximar estes dados ao que o torcedor vive no dia a dia, o artigo procurou também relacionar o valor do ingresso médio dos clubes acima a renda per capita. Quantos ingressos o torcedor consegue comprar com a sua renda?

renda x ingressos imagem

Muitos são os fatores que causam o êxodo do torcedor aos estádios. Analisar friamente as políticas de preço de ingresso entre países diferentes pode negligenciar vários outros fatores importantes que determinam o comportamento do torcedor. Mas, cada vez mais, tenho a opinião que o PREÇO é o ou um dos fatores mais determinantes para o comparecimento do torcedor nos estádios do Brasil.

Para tentar justificar essa opinião trago como referência a visão que as grandes ligas, tanto europeias quanto americanas, têm atualmente sobre o torcedor/cliente que participa de tudo isso. Nos Estados Unidos, a NFL, já percebeu que estádio vazio não é só prejudicial financeiramente (no sentido puro da questão), mas também no sentido da imagem que a instituição (clube) transmite para outros torcedores/clientes. É muito mais válido, segundo eles, um estádio cheio e uma renda “média” do que um estádio vazio e a mesma renda “média”. Em outras palavras, vale mais a pena sacrificar a renda de cada jogo do que sacrificar a “atmosfera” de um estádio cheio.

Para finalizar, levanto uma questão:

Qual o real valor de um estádio cheio?

Fontes:

http://www.pluriconsultoria.com.br/uploads/relatorios/pluri%20especial%20-%20Ranking%20Mundo%20publico%20clubes%202013.pdf

http://www.pluriconsultoria.com.br/uploads/relatorios/PLURI%20eSPECIAL%20-%20ingresso%20mais%20caro%20do%20mundo.pdf

http://www.manutd.com/~/media/Files/PDF/300546_Season_Ticket13-14

http://www.fcbayern.telekom.de/media/native/ticketing/preisliste13_14.pdf

http://www.bvb.de/?%98Y%1B%E4%F4%9D

http://www.arsenal.com/tickets/non-member-ticket-prices

http://www.hsv.de/fileadmin/redaktion/Tickets/Saison_2013_2014/HSV_Einzelticketpreise_2013-14.pdf

http://www.soundersfc.com/tickets/single-game-tickets.aspx

http://www.tottenhamhotspur.com/tickets/ticket-prices/

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/07/corinthians-x-gremio-16-mil-ingressos-vendidos-para-partida.html

http://www.wareporter.com.br/ingressos-santa-cruz-x-salgueiro-5/

http://www.sousaopaulofc.com.br/ingressos_sao_paulo_x_santos-noticias_do_sao_paulo_fc-ispyp-828402.htm

http://www.atletico.com.br/noticias/?p=17932

  1. acvimieiro

    Muito interessante isso…os dados do Atlético-MG são mto sugestivos p/fazermos outra questão: o quanto vale o jogo de um time é diretamente proporcional ao desempenho? Digo pq o Atlético tem o ingresso médio mais caro dos times brasileiros aqui considerados e mesmo assim teve a melhor ocupação média. Ou seja, o preço é determinante….MAS, outros fatores tb têm que ser levados em conta.

    Por exemplo, eu acho que em BH e com o Atlético existe um quesito cultural, que é a transformação do jogo em evento social (o q acontece em outros lugares tb). A forma como imaginamos o que um jogo de futebol representa é determinante p/o quanto vamos pagar…e daí vem de novo a discussão em torno de comodificação e “rebranding”….e a ideia de futebol como entretenimento….

    Ah, e tem outra coisa: a renda per capita das cidades desses times é bastante diferente (vc considerou a renda per capita média brasileira)…

    • Considerei a renda média brasileira porque o público de 1 estádio nunca é 100% local. Imagina quantas pessoas de Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas e outras cidades metropolitanas e até mesmo do interior vão aos jogos. Fica dificil determinar isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: